Asdrúbal


Denise Accurso

Asdrúbal trouxe o trombone.
Asdrúbal trouxe o trombone.
De onde será que saiu isso? É o nome de um livro? De um filme? Talvez de um grupo musical…
Asdrúbal trouxe o trombone.
O ônibus está cheio. Aquele cheio em que, embora não haja mais espaço, ninguém ainda perdeu sua dignidade. Isso vai durar pouco, pois ainda faltam muitas paradas para que as pessoas comecem a descer. Sei bem disso, é meu ônibus de sempre…
Asdrúbal trouxe o trombone.
Isso não sai da minha cabeça. De onde veio? De que arquivo foi desencavado?
Asdrúbal trouxe o trombone.
Como eu previa, agora é o cheio sem dignidade. Ui, subiu uma mulher com uma criança no colo. Vou fechar meus olhos bem apertados, pra não ter que dar meu lugar. Até porque seria difícil sair daqui.
Espiei por entre as pálpebras e vi um outro cara, mais cavalheiro que eu, cedendo seu lugar. Agora ele está de pé, tentando não esmagar a criança. Enquanto isso, mais pessoas sobem. Agora lembrei de uma cena vista em algum jornal, num desses países de pessoas com olhos puxados, China, Japão, Coreia… não sei. Havia uns caras com uma espécie de escudo almofadado socando as pessoas para dentro de um vagão… Acho que era metrô… Minha memória está uma bosta.
Asdrúbal trouxe o trombone.
Asdrúbal trouxe o trombone.
Deve ser o nome de alguma banda antiga. É Asdrúbal ou Astrúbal? "Astrúball trouxe o trombone” é quase um trava-língua.
Estou sendo violentamente apertado contra a parede do busão pelo cara a meu lado, que está sendo violentamente apertado pela mulher de pé, que por sua vez… assim até o infinito.
Asdrúbal trouxe o trombone.
Finalmente, depois de entrar cerca de cinquenta criaturas, vejo duas descendo. E mais gente tenta em desespero atravessar a manada humana para chegar até à porta e descer na próxima parada. Daqui a pouco este calorão e essa sensação de sufocamento começarão a diminuir. Estou empapado de suor, e, o que é bem pior, as pessoas comprimidas sobre mim também estão suadas…
Asdrúbal trouxe o trombone.
E pra quê? Ele ia dar uma aula de trombone? Seu amigo, exímio na arte de tocar trombone, havia perdido seu instrumento e Asdrúbal, gentilmente, trouxe o que tinha em casa? Ou todos duvidaram de que Asdrúbal tivesse um trombone e aí ele trouxe, dizendo: “viram?”
Se Asdrúbal trouxe o trombone, certamente não pegou este ônibus.

voltar

Denise Accurso

E-mail: deaccurso@gmail.com

Clique aqui para seguir esta escritora


Site desenvolvido pela Editora Metamorfose